Como delegar em seu negócio com mais efetividade

 

Para alguns, delegar é tarefa fácil, talvez fácil demais. Para outros, que são perfeccionistas, desapegar até da tarefa mais trivial é quase impossível. Se você pertence a essa segunda categoria, provavelmente não gosta que fiquem se referindo a você (pelas costas) como o “louco controlador” ou “microgerente”, mas pode ter certeza que é mais ou menos o que acontece.

Segundo o professor da escola de negócios de Londres, John Hunt, apenas 30% dos gerentes acreditam que são bons em delegar. E somente um entre três deles é considerado bom delegador por seus subordinados. Isso significa que apenas um entre dez gerentes sabe realmente como empoderar os outros.

O desafio é delegar as coisas certas, e não delegar as coisas erradas. Se você não fizer isso da maneira correta, estará ocupado, mas trabalhando nas coisas erradas. Praticamente todo empreendedor precisa aprimorar suas habilidades nessa área. Jan Yager, em seu livro “Work Less, Do More”, delineou várias etapas fundamentais para a delegação efetiva:

Escolha quais tarefas você está disposto a delegar. Você deveria estar usando seu tempo nas tarefas mais críticas para o negócio e nas tarefas que só você pode fazer. Delegue o que você não pode fazer e o que não lhe interessa. Por exemplo, os que não se dão muito bem com computadores, devem considerar delegar suas mídias sociais, site e atividades de SEO.

Escolha a melhor pessoa para delegar. Ouça e observe. Aprenda os valores e as características daqueles que terão um bom desempenho quando você delegar a eles. Isso significa dar o trabalho para as pessoas que entregam, não às pessoas que estão menos ocupadas. Isso requer a contratação de funcionários com as habilidades certas, não os menos caros, amigos ou familiares.

Confie naqueles a quem você delega. Confiança é sempre o começo. Junto com a confiança, você também tem de dar às pessoas a quem você delega a oportunidade de fazer o trabalho da maneira delas. É claro que o trabalho deve ser bem feito, mas a sua maneira não é a única maneira certa.

Dê tarefas e instruções claras. A chave é encontrar o equilíbrio certo entre explicar tantos detalhes que o ouvinte chega a sentir-se insultado e não explicar o suficiente para que entendam o que é esperado. Lembre da sua época de aprendizado, quando você ainda era um iniciante.

Defina uma data de conclusão da tarefa e um sistema de acompanhamento. Estabeleça um prazo específico no início, com marcos. Desta forma, você pode verificar o progresso antes do prazo final, sem perguntas do tipo “Como você está indo?”.

Dê créditos em público e por escrito. Este é o passo mais simples, mas um dos mais difíceis para muitas pessoas aprenderem. Ele vai inspirar lealdade, proporcionar satisfação real pelo trabalho realizado, e tornar-se a base para a mentoria e para as avaliações de desempenho.

Delegue responsabilidade e autoridade, não apenas a tarefa. Os gerentes que não delegam a responsabilidade além de tarefas específicas, eventualmente se encontram relatando a seus subordinados e fazendo parte do trabalho, em vez do contrário.

Evite delegação reversa. Alguns membros da equipe tentam devolver uma tarefa para o gerente, se eles não se sentem confortáveis, ou estão tentando se esquivar da responsabilidade. Não aceite, exceto em casos extremos. A longo prazo, cada membro da equipe precisa aprender ou sair.

Quase todo mundo que evoluiu sua startup de um “negócio de uma pessoa”, para um negócio com vários empregados, já teve problemas em desapegar de alguma tarefa. Por outro lado, executivos que vieram de uma grande empresa para uma startup, tendem a delegar em excesso, resultando em altos custos e falta de controle.

Finalmente, todo empresário precisa deixar de lado o medo de delegar. Se você fizer isso da forma certa, como descrito acima, cada tarefa provavelmente será feita melhor do que você poderia fazer. A única coisa que você não pode delegar é o papel de “o dinheiro para aqui”. Isso só pode ser feito pela pessoa no comando, e é melhor sempre ser você.

Fonte: Forbes

Para baixar uma cartilha com este conteúdo, clique no link a seguir: 8 Etapas Fundamentais Para a Delegação Efetiva