O que você precisa saber ao iniciar um negócio

Independente da motivação para iniciar um negócio, existem alguns aspectos que precisam ser pensados para impedir que as coisas já comecem sem muita perspectiva de sucesso para o futuro.



Há pessoas que tomam essa decisão pelo desejo de não precisarem mais acatarem ordens de outros e serem donos da suas próprias empresas. Existem também os que, ao vivenciarem uma situação problemática, reconhecem ali uma oportunidade de negócio.

Se você não se encaixa em nenhum desses casos, não há problemas. Outros diversos motivos poderiam ser listados aqui, mas a questão principal é que todo novo negócio deve ser iniciado com base no estudo dos 5 pontos mencionados a seguir.

Ideia

Ao buscar uma ideia para o início de um negócio, é importante que o empreendedor dê foco àquilo que mais o inspire de alguma forma. Trabalhar no desenvolvimento de uma empresa é algo que demanda bastante disposição e dedicação. Por isso, no fim do dia, além dos objetivos financeiros, é importante para o empreendedor ter em mente que todo o seu esforço está sendo gasto em algo pelo qual ele tem paixão. Entretanto, não existem garantias de que a ideia gerada inicialmente será a ideal. Por isso, ela deve ser testada junto ao público e adaptada de acordo com as necessidades de mudanças percebidas.

Demanda

Se existe uma coisa sem a qual a empresa não pode viver é a demanda. Antes de se arriscar em um empreendimento, é imprescindível saber se há um número relevante de pessoas dispostas a comprar seu produto ou utilizar o serviço disponibilizado por você. Quando um negócio é pensado com base na “cura das dores” dos clientes, esse ponto se torna menos preocupante. Apenas uma ideia que pareça genial não é o suficiente, ela precisa solucionar um problema visível aos olhos dos consumidores.

Segmentação

Iniciar um negócio com o objetivo de agradar e atrair a todos só fará com que o empreendedor invista esforços em vão. Existem grupos distintos pertencentes a uma sociedade, mas que são compostos por pessoas com perfis semelhantes entre si. Cada conjunto de consumidores possui necessidades, desejos e problemas diferentes, portanto, é inviável direcionar se empenhar na tentativa de alcançar todos eles. Por isso é tão importante realizar a segmentação de mercado. Seja por segmentação demográfica, psicográfica, comportamental ou geográfica, esse é um processo muito importante para uma empresa iniciar bem e obter os retornos desejados.

Diferencial

Por mais inovadora que a sua ideia possa parecer, é quase impossível não existir outros negócios existentes que, mesmo indiretamente, já atendam a essa determinada necessidade de um público-alvo. Por esse motivo, é fundamental buscar meios de tornar o seu produto ou serviço único, por meio de um diferencial o qual faça os consumidores escolherem você em meio a diversas opções. Para isso, é preciso analisar bem o público-alvo e descobrir como gerar valor para ele, além de ter conhecimento sobre o que os concorrentes já fazem, buscando superá-los.

Inovação

O mercado está em constante transformação, bem como os hábitos dos consumidores. Dessa forma, empresas que ficam estagnadas, fazendo mais do mesmo, dificilmente conseguem manter-se de pé por muito tempo. Portanto, além de focar em todos os aspectos necessários para que a empresa inicie de forma favorável, é necessário que o empreendedor esteja preparado para implementar mudanças, para garantir a permanência de sua relevância diante dos consumidores.

Precisa de dicas sobre como guiar o seu negócio para que possa vendê-lo algum dia? Faça parte do CLUB EV e tenha acesso a diversos conteúdos que podem auxiliá-lo a desenvolver a sua empresa para torná-la uma Empresa Vendável.