Ouvindo o cliente e conhecendo as suas dores

Informação é algo que possui extrema importância, em qualquer tipo de negócio. O conhecimento adquirido deve ser o princípio de qualquer decisão ou ação a ser tomada dentro de uma empresa. E é por meio do contato com os clientes que se coleta um volume significativo desses dados.

Primeiramente, precisamos ter claro em mente o quão importante é o ato de ouvir, quando o assunto é o desenvolvimento de uma ideia de negócio e relacionamento com o cliente. Afinal, para que um empreendimento tenha uma boa demanda e um público fiél, é necessário que o negócio seja guiado de modo a curar dores específicas existentes em determinada parcela de consumidores. E quem melhor que eles mesmos para orientarem de que modo as suas necessidades ou desejos devem ser atendidos?

Na fase de formulação do negócio, é necessário buscar contato com os possíveis futuros clientes para confirmar se as coisas estão no caminho certo. Por mais que um serviço ou produto pareça ideal para resolver os problemas de algumas pessoas, confirmar se soluções semelhantes já estão disponíveis no mercado é um esforço que pode definir o destino do empreendimento.

Ao longo do funcionamento do negócio, os feedbacks dados pelos clientes são fundamentais para que, ao serem ouvidos e transformados em ações, possam ser um meio de mantê-los satisfeitos e por perto. Isso se mostra favorável pelo fato de que a manutenção de clientes demanda menos gastos do que os esforços para conquistar novos.

Além disso, quando um comprador percebe que uma empresa dá importância às suas opiniões, a probabilidade dele voltar a comprar é muito maior. Somando-se a isso uma outra questão: quando o cliente tem uma boa experiência com determinada marca, ele pode se tornar o seu defensor e porta-voz, atingindo outras pessoas de seu convívio de uma forma orgânica.

Quando a questão é chamar a atenção de pessoas, atraí-las e mantê-las próximas a sua empresa, o marketing atual vai muito além da sua divulgação em outdoors, comerciais de TV e redes sociais. A importância que se dá aos consumidores, a criação de algo que tenha valor para eles e a manutenção de um relacionamento que seja satisfatório para ambas as partes são aspectos que precisam ter a atenção de quem deseja o crescimento de um negócio.

Por falar em crescimento, você está trabalhando para tornar isso uma realidade em sua empresa? Precisa de algum auxílio para que isso aconteça? Então, faça parte do nosso CLUB EV! Lá você terá acesso a conteúdos importantes, com dicas e estratégias para aplicar na sua empresa, construindo algo que outros queiram comprar. Uma Empresa Vendável.