Startup Creditas recebe aporte de R$ 165 milhões

A Creditas, antiga BankFacil, entrou para a lista de startups que receberam aporte neste ano. A fintech conseguiu R$ 165 milhões em uma rodada liderada por um fundo de investimento sueco, o Vostok Emerging Finance.

 

Redpoint eVentures, Kaszek Ventures, Quona Capital, QED Investors, IFC e Naspers Fintech também participaram dessa rodada de investimentos para auxiliar no desenvolvimento da empresa responsável por uma plataforma que oferece juros de empréstimo mais baixos, utilizando como garantia veículos e imóveis.

O espanhol Sergio Furio fundou a startup no ano de 2013, em São Paulo, ao identificar uma boa oportunidade de negócio no mercado brasileiro. Foram basicamente três fatores combinados que mostraram o espaço existente para um negócio como esse no Brasil. Primeiramente, as taxas cobradas para o concedimento de créditos são bem altas. Atrelada a isso, há a falta do uso de garantias nessa oferta.

O último fator, determinante dessa demanda, foi confirmado pelo empreendedor quando ele chegou a conclusão de que grande parte das famílias do país têm seus automóveis ou imóveis já quitados. Ou seja, essas posses poderiam ser utilizadas como garantias, permitindo a cobrança de juros mais baixos.

Furio tem grandes ambições para o futuro da Creditas. “Estamos só no começo, em 3 anos queremos crescer 30 vezes. Além disso, nosso objetivo é liderar a disseminação do crédito com garantia como instrumento para reduzir a taxa de juros do consumidor, fomentando o uso produtivo do endividamento”, afirma ele.

Já o diretor do fundo sueco, Dave Nangle, reconhece que o fato da Creditas aproveitar uma oportunidade que existe no mercado brasileiro, de modo diferenciado, é algo bastante relevante quando se trata do apoio que estão dando à startup.

“Acreditamos que o Brasil oferece a maior oportunidade para fintechs do mundo e a Creditas está atacando essa oportunidade com um enfoque totalmente diferente. A empresa tem uma das equipes de gestão mais fortes que temos visto, por isso, estamos ansiosos para apoiá-los nesta jornada à frente”, diz o diretor da Vostok Emerging Finance.

Com o valor recebido na rodada de investimento, a fintech, hoje com mais de 200 funcionários, planeja expandir sua atuação, aumentando sua base de clientes e aplicando esforços também na tecnologia do serviço que oferece. Em 2018 pretende trabalhar na criação de produtos e se aventurar em outros mercados.

A partir da identificação de um ambiente empresarial favorável para o desenvolvimento e um negócio, a Creditas foi capaz de atrair o interesse de diversos investidores, tornando possível o seu constante crescimento. Casos como o dessa startup deixam claro o quão importante é estar atendo às demandas para criar um negócio que não seja simplesmente baseado numa ideia inovadora, mas que seja capaz de gerar soluções realmente significativas para os consumidores.

Deseja que o seu negócio cresça mas não sabe exatamente onde precisa melhorar? Faça parte da nossa área de membros e tenha acesso a diversos materiais de conteúdo relevante, que vão ajudar você a construir uma empresa que outros queiram comprar.