Canva, startup de design, recebe investimento e agora é um unicórnio

A startup Canva, responsável por uma plataforma de design gráfico, anunciou que é o mais novo unicórnio do mercado. Após receber $US 40 milhões em uma recente rodada de investimentos, a empresa foi avaliada em $US 1 bilhão.



A plataforma australiana, lançada no ano de 2012, disponibiliza diversos layouts para a criação de peças para redes sociais, apresentações, infográficos, currículos, panfletos, convites etc. Alguns dos materiais são pagos, mas há uma grande variedade de opções gratuitas.

Melanie Perkins, Cliff Obrecht e Cameron Adams são os fundadores da startup, que surgiu com o objetivo de tornar mais prática a vida de quem não possui muita habilidade em design gráfico.

Perkins estudava comunicação na Austrália e se descobriu no mundo do design. Por seu conhecimento e gosto pela área, passou a ensinar programas gráficos como o Adobe Photoshop e o Adobe InDesign na mesma universidade. A partir dessa experiência, ela percebeu a dificuldade que os alunos tinham para aprender sobre tais programas e colocar tudo aquilo em prática. Porém, o Canva ainda não seria a primeira resposta para o problema observado.

Junto a Cliff Obrecht, Melanie teve a ideia de criar uma plataforma online para a criação de anuários escolares. Com isso, surgiu a Fusion Books, que ainda está presente no mercado e em posição de destaque na Austrália.

O negócio deu certo, mas eles acreditavam que poderiam ir além desse mercado. Então, buscaram um profissional com experiência na área de tecnologia, alguém com quem tivessem sinergia. Foi aí que Cameron Adams entrou para o time, dando início ao negócio voltado para a área de design gráfico. Algo que oferece mais possibilidades, em relação ao primeiro negócio desenvolvido.

Foi na tentativa de resolver uma dificuldade de aprendizado e na percepção de que a questão visual vem sendo considerada cada vez mais importante para os negócios, independente da área na qual está inserida, que essa startup foi criada. Seguindo esse caminho, o Canva conseguiu ocupar espaço em 190 países, conquistando mais de 10 milhões de usuários.

Negócios inovadores, que atendem a uma demanda perceptível e baseados em oportunidades oferecidas pelas tendências de mercado estão um passo à frente dos demais. Além disso, as startups devem ser comandadas por pessoas capazes de torná-las atraentes aos olhos dos investidores, caso queiram trilhar um caminho promissor e chegar o mais perto possível do grupo de unicórnios, do qual agora a Canva faz parte.

Caso queira saber um pouco mais sobre o início das startups unicórnio que possuem destaque no Brasil, leia este outro artigo: Conheça a história de algumas startups unicórnio.

E você? Está investindo esforços para fazer a sua empresa crescer e, quem sabe, poder vendê-la um dia? Faça parte da nossa Área de Membros e tenha acesso a diversos conteúdos que vão o auxiliar a construir uma empresa que outros queiram comprar, ou seja, uma Empresa Vendável.

0 respostas

Deixe aqui seu comentário

Quer se juntar ao debate?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *