4 pontos importantes para quem está iniciando um negócio

Muitos negócios têm o seu fim decretado em pouco tempo de funcionamento. Dentre os diversos fatores que podem influenciar nesse acontecimento está a falta de experiência, que por consequência leva os empreendedores a fazerem escolhas equivocadas.

Às vezes, o desejo de desenvolver algo próprio para deixar a dependência de empregadores faz com que alguns iniciem uma empresa a partir da primeira ideia que vem a sua cabeça. Sem segundas opiniões ou pesquisas aprofundadas. Com isso, o sucesso e a longevidade de certos empreendimentos se tornam praticamente impossíveis de serem alcançados.

É certo que essa área é repleta de riscos, mas existem caminhos a serem trilhados que aproximam a realização do sonho de ter uma empresa bem sucedida. Por esse motivo separamos alguns pontos que precisam ser pensados com maior cuidado pelos futuros empreendedores antes de se arriscarem na criação de um negócio.

Ideia de Negócio

Além de se adequar aos desejos de áreas atuação do empreendedor, uma boa ideia de negócio precisa ir além do conceito de inovação. Você pode acordar em um dia qualquer com a certeza de que teve uma brilhante ideia para o desenvolvimento de uma empresa que ninguém nunca viu antes no mundo, porém, se essa empresa não oferecer um produto ou serviço que se adeque a uma oportunidade identificada em seu mercado de atuação, você estará apenas desperdiçando tempo e dinheiro ao insistir nessa história.

Demanda

A identificação de uma oportunidade a partir da análise do mercado no qual se pretende atuar está diretamente relacionado à demanda. Dificilmente uma chance de negócio será boa se não há um grupo de pessoas interessado em consumir o que será oferecido por ele. Atualmente, muito mais do que uma função prática, as empresas precisam oferecer serviços ou produtos que geram valor a seus clientes, curem suas dores ou facilitem suas vidas.

Segmento

É por meio da segmentação que se torna possível a identificação de grupos homogêneos, ou seja, que tenham aspectos em comum, que os tornem alvo dos esforços da empresa, na tentativa de atraí-los para o consumo. Lançar um produto ou serviço com o objetivo de “vender para todo mundo” pode ser um tiro no pé. Não existe unanimidade em nenhum assunto que se tenha conhecimento, então, por que o seu produto ou serviço iria agradar a toda uma população? Direcionar os esforços os torna muito mais efetivos.

Diferenciação

Por mais inovador que o seu negócio possa parecer, assumir que não existem empresas para concorrer com ele é algo bastante ingênuo. E por mais que não haja um empreendimento que faça exatamente o que você faz, a partir do momento em que o negócio estiver em ação, há grandes chances de surgirem outros semelhantes. Portanto, buscar um diferencial, algo que só você pode oferecer, é fundamental para ter destaque dentre os demais.

Além disso, é de grande importância, mesmo quando a empresa já estiver atuando no mercado, estar atento a todas as mudanças que envolvem o seu mercado, para agir de maneira adequada e estar em constante inovação. Empresas que fazem mais do mesmo têm dificuldades em se manterem relevantes.