Como faço para validar uma ideia de negócio?

Quando alguém busca ideias para iniciar um negócio podem vir à mente soluções que, aparentemente, são as mais inovadoras de todos os tempos. Porém, apenas isso não garante que o empreendimento será super bem-sucedido. Então, como saber se vale a pena seguir com uma ideia de negócio?

Tenha a sua ideia surgido por meio de um insight ou com a ajuda de algumas ferramentas, o ponto principal no momento em que se busca validá-la é garantir que ela não pareça atrativa somente dentro da cabeça do futuro empreendedor, mas que ela possa ser aproveitada em combinação com uma oportunidade percebida no mercado.

Para servir de auxílio às mentes que estão em meio a dúvidas, há alguns aspectos a serem observados, que podem dar mais segurança e certeza de que um negócio baseado na sua ideia tem grandes chances de crescer e conquistar o tão esperado sucesso.

Inicialmente, algo simples mas que pode pesar na jornada de um empreendedor é a sua identificação com a área em que pretende atuar. Focar naquilo que se tem experiência e interesse pode diminuir os riscos iniciais e aumentar a capacidade de lidar com problemas específicos.

A sua ideia de negócio cura alguma dor perceptível aos consumidores? Existe um grupo homogêneo e significativo que realmente necessita ou deseja algo do modo como você imaginou? Essas perguntas se direcionam a uma palavra crucial dentro de um empreendimento: demanda. É preciso ter em mente que, sem ela, nenhuma empresa consegue se manter de pé por muito tempo.

Além disso, para inserir no mercado uma empresa que tenha relevância diante dos consumidores, é fundamental analisar quem já está oferecendo algo semelhante ao que você está pretendendo oferecer a eles, ou seja, os concorrentes. Saber o que mais poderia ser feito para gerar valor a esse público e identificar os espaços ainda não preenchidos são ações necessárias para a criação de um diferencial. Fazer mais do mesmo não é algo favorável para quem deseja se destacar no ambiente empresarial.

Outro aspecto determinante na decisão de dar ou não início a um negócio é ter noção da longevidade dele. É aqui que entra o conceito de escalabilidade. O empreendimento que você pretende desenvolver é inovador e tem valor suficiente para que, futuramente, possa ser expandido cada vez mais, atingindo um maior número de pessoas? O mercado dele tem espaço para isso? Essa é uma reflexão que precisa ser feita, caso o seu objetivo seja não ficar estagnado.

Confira abaixo um checklist básico para auxiliá-lo nesta decisão:

Caso você ainda esteja se sentindo um pouco inseguro quanto à criação de um negócio, ou até mesmo já tenha o seu em funcionamento, mas enfrenta problemas para guiá-lo da maneira correta, entre para o nosso CLUB EV. Lá você encontrará, em uma ambiente online, diversos conteúdos imprescindíveis para quem pensa grande e deseja construir algo que os outros queiram comprar. Faça a sua inscrição e transforme o seu negócio em uma Empresa Vendável.