Google anuncia a compra de duas startups

Nesta semana, a Google anunciou a compra de duas startups. A primeira aquisição, divulgada na segunda-feira (14/08), foi a da Senosis Health, que é voltada para a área de saúde. Já a segunda compra, informada na quarta-feira (16/08), foi a da AIMatter, startup que desenvolveu um aplicativo baseado em tecnologias avançadas de processamento de imagem.google

Senosis Health

A startup, localizada em Seattle, tinha seu trabalho orientado para o desenvolvimento de aplicativos que têm a capacidade de diagnosticar e monitorar doenças. Isso tudo apenas aproveitando recursos dos quais praticamente todos os smartphones dispõem.

Shwetak Patel, especializado em Ciência da Computação e um dos fundadores e diretor da startup, visualizou uma grande oportunidade aliada às funções existentes nos celulares atuais. Chegando à conclusão de que eles possuem uma capacidade equivalente a de equipamentos especializados.

A questão é que o investimento nesse tipo de tecnologia pode revolucionar o modo com o qual a sociedade lida com assuntos relacionados à saúde. Além de poderem utilizar, por exemplo, o microfone do celular para medir o fluxo de respiração e a lanterna e a câmera para ler níveis de hemoglobina, ou seja, questões mais técnicas, essa tecnologia também é centrada na acessibilidade.

Isso porque, diferente do equipamento utilizado profissionalmente, smartphones estão presentes no cotidiano de grande parte da população mundial, não exigindo altos investimentos para o monitoramento de doenças.

É uma maneira de fornecer os alertas iniciais para que as pessoas busquem cuidados médicos profissionais. Foi com esse foco que Patel trabalhou no desenvolvimento dessa tecnologia, que agora está em poder da Google.

Uma mente criativa unida a uma grande empresa pode alcançar grandes feitos, sendo capaz de fornecer produtos ou serviços de enorme relevância para a sociedade.

AIMatter

Esta startup, fundada na Bielorrússia, foi adquirida pela Google e pode reforçar seu desenvolvimento na área de inteligência artificial por meio do processamento de imagens.

A startup é desenvolvedora do aplicativo Fabby, que utiliza a técnica mencionada para edição de imagens e vídeos. Aplicativo que já ultrapassou o número de 2 milhões de downloads.

Os valores envolvidos no negócio não foram divulgados, assim como a forma que a empresa pretende aplicar as tecnologias da AIMatter. Porém, quando se trata da Google as possibilidades podem ser infinitas.

Essas aquisições demonstram que a Google está sempre atenta às novas tecnologias presentes no mercado, para que possa ficar à frente quando o assunto é inovação. Enquanto as startups estão cada vez mais dedicadas a desenvolverem negócios escaláveis, baseados em ideias transformadoras e que atendam as demandas existentes no mercado.