Startup Grão Direto recebe aporte de R$ 2,3 milhões

A lista de startups brasileiras a receberem um aporte este ano acaba de aumentar. O valor de R$ 2,3 milhões será direcionado à Grão Direto, com a participação da Monsanto Growth Ventures (MGV), do Canary e dos desenvolvedores do fundo OpenVC.

A Grão Direto, empresa de Uberaba há pouco tempo no mercado, atua na transformação do agronegócio por meio da tecnologia. Ela é responsável por uma plataforma que permite a interação entre compradores e produtores de grãos, tornando a tomada de decisão e os processos de comercialização mais rápidos e eficientes.

Alexandre Borges, CEO da startup, conta um pouco mais sobre o negócio: “Atualmente os compradores contatam os produtores por telefone para negociar grãos. Gasta-se muito tempo e dinheiro nesse processo. Na Grão Direto aqueles compradores e vendedores com maior potencial para fazerem negócios são conectados por meio do sistema e podem negociar diretamente seus preços, condições de entrega, prazos e quaisquer outros aspectos importantes para o fechamento”.

Para Bernardo Nogueira, líder da Monsanto Growth Ventures no Brasil, a vantagem de investirem em startups é os manter próximos desses empreendedores, para identificar com agilidade ideias emergentes e promissoras.

Sobre os planos para o uso do capital levantado, a Grão Direto pretende investir no aprimoramento de seus produtos e serviços, unir esforços com empresas que possam auxiliar no avanço tecnológico da startup e passar a atuar em mais regiões, que sejam influentes no mercado de grãos do Brasil.

Com sua entrada recente no mercado, a Grão Direto soma atualmente mais de mil cadastros de produtores em sua plataforma, os quais se localizam em regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas Gerais e Sul de Goiás.

Este aporte também significa a volta da Monsanto Growth Ventures (MGV) à ativa quando se trata da realização de investimentos. Pois, ela estava há mais ou menos 7 anos sem auxiliar outros negócios financeiramente. Além de nunca antes ter feito um investimento direto em uma startup do país.

Casos como o da Grão Direto mostram que, independente do mercado em que se insere a ideia de uma startup, se ele for promissor e tiver demanda, há grandes chances de conquistar o sonhado investimento para desenvolver seus planos da melhor maneira possível.

Por mais inovadora que a sua ideia possa parecer, é quase impossível não existir outros negócios existentes que, mesmo indiretamente, já atendam a essa determinada necessidade de um público-alvo. Por esse motivo, é fundamental buscar meios de tornar o seu produto ou serviço único, por meio de um diferencial o qual faça os consumidores escolherem você em meio a diversas opções. Para isso, é preciso analisar bem o público-alvo e descobrir como gerar valor para ele, além de ter conhecimento sobre o que os concorrentes já fazem, buscando superá-los.

Continue ligado nos conteúdos do Empresa Vendável para saber como construir algo que os outros queiram comprar.