Itaú compra 49,9% da XP Investimentos

xp-investimentos

Após alguns meses de negociação, na semana passada (11 de maio), o Itaú Unibanco confirmou ter comprado 49,9% da XP Investimentos pelo valor de R$ 6,3 bilhões. Até 2022 o Itaú já pretende ser dono de 74,9% do capital social total da empresa. Mas o negócio ainda não para por aí, isso porque o banco ainda pretende comprar a totalidade da XP no futuro. Já Guilherme Benchimol, fundador do negócio, continuará à frente da XP. Empresa que, segundo o Itaú, hoje conta com 410 mil clientes.

Benchimol, que é também o principal acionista individual da XP Investimentos, fundou a empresa em 2002, junto com Marcelo Maisonnave. A ideia de abrir o negócio surgiu após descobrirem que tinham um desejo em comum, o qual era atender quem não tinha costume de investir em ações, pessoas comuns. A empresa nasceu da união das economias dos dois e quase deixou de existir por demorar a mostrar resultados. Mas a grande oportunidade surgiu quando perceberam que muitos não entendiam o funcionamento do mercado financeiro, por isso não aplicavam em ações. Então, decidiram ensinar pessoas comuns a investir em ações. Segundo Benchimol, por meio disso estariam cobrando por um serviço e ao mesmo tempo formando os clientes. Hoje, a XP Investimentos é considerada uma das mais promissoras do Brasil quando se trata da área de finanças.

E quais são as vantagens para o banco? Ter maior força para lidar com os concorrentes e recuperar-se da perda de investimentos de clientes Personnalité. Há também a questão da atuação de empresas do ramo em plataformas virtuais. O Itaú até lançou neste ano o “Investimento 360” , que tem as características de “corretora e banco”, além de ser “digital e pessoal”. Só que, segundo fontes do banco, levaria anos para eles conseguirem participação relevante nesse mercado. E é aí que entra a compra da XP, pois fará com que ganhem um atalho para o crescimento.

Tornar uma concorrente, que já era considerada inconveniente para os grandes bancos, em um modo de estar à altura dos rivais do mercado atual foi uma boa estratégia adotada pelo Itaú. E a XP, cujos fundadores perseveraram e enxergaram uma oportunidade em meio a dificuldades, passou a ser uma ameaça no mercado, chamando atenção e tornando-se uma oportunidade de crescimento para um desses grandes bancos, o Itaú Unibanco.

E você, está de olho nas oportunidades que pode aproveitar para alavancar o seu negócio? Pode ser que o próximo a participar de uma grande negociação como essa seja você.