O seu negócio é autossuficiente?

autossuficienteMuitos empresários têm dificuldade de confiar algumas tarefas a seus funcionários, por falta de confiança ou simplesmente por acharem que são os únicos capazes de realizar algo do modo certo. Porém, para que a empresa possa crescer é importante dar mais espaço para que outros façam parte dos processos.

Ao centralizar as atividades da empresa, na expectativa de fazê-la crescer, os líderes acabam assumindo mais funções do que têm capacidade de realizar, o que tira o foco do seu papel estratégico, o que deveria ser priorizado. Portanto, além do avanço do negócio, existem as vantagens pessoais da não necessidade da presença do empresário para o funcionamento operacional da empresa. Ao conseguir tal feito, o empreendedor terá mais tempo livre para realizar outras atividades que deseja, algo que influencia muito positivamente na qualidade de vida dele.

Existem alguns aspectos básicos para que a ausência do dono não cause uma grande perda de controle, fazendo com que os resultados desejados não sejam alcançados. Para início de conversa, algo primordial é o treinamento dos colaboradores, algo que demanda um certo tempo e dedicação para ser concluído. Além disso, para que a forma de fazer as coisas permaneça enraizada na empresa, é preciso criar alguns processos a serem seguidos.

Algumas dicas para garantir que o seu negócio funcione sem você:

  • Analise as pessoas que trabalham na empresa e identifique quais são os perfis mais adequados para as posições disponíveis. Por meio dessa prática, há mais garantias de que as tarefas sejam executadas pelas pessoas certas e alcancem os resultados esperados.
  • Mais que alguém para delegar suas tarefas, deixe claro para os funcionários o valor que têm. Com isso, eles passarão a sentir estímulo para aplicar seus conhecimentos e entregar resultados com qualidade. Ele precisa ser ouvido e impulsionado a pensar, para sentir mais firmeza quando precisar encontrar saídas por conta própria.
  • Deixe os funcionários realizarem as atividades que se propuseram a fazer. Assim, eles se tornam mais motivados e independentes. Se ele foi contratado, foi por um bom motivo, certo? Eles precisam tomar as decisões e analisar os erros sem o seu auxílio constante.
  • Tire um tempo para você, ao menos um curto período de férias sem entrar em contato com questões do negócio. Dessa forma, quando voltar poderá ver onde surgiram os problemas e investir na melhora desses processos.
  • Como líder da empresa, você precisa realizar as tarefas que foram planejadas exclusivamente para você. Não tome parte do trabalho dos seus líderes. Delegue as tarefas e permita que eles assumam plenamente os seus papéis para que não fiquem dependendo de você para obter resultados.
  • Utilize as falhas para aprimorar o trabalho da equipe. Além disso, permita que eles dividam suas opiniões. Pode ser que eles encontrem melhores formas de resolver os problemas do que você mesmo encontraria.

O processo de afastamento da empresa não é algo fácil. Então, tenha cuidado para que a sua necessidade de dominação não o leve de volta para o operacional do negócio. Só assim é possível criar algo que funcione sem você.