Qual a importância da cultura organizacional ?

cultura organizacional
Para garantir a construção de um ambiente equilibrado, constituído por pessoas que estejam na mesma sintonia, é fundamental que a empresa tenha uma cultura organizacional forte.

Essa cultura é responsável por guiar a forma com a qual as pessoas se comportam. Trata-se do conjunto de políticas de uma empresa, seus valores, crenças e hábitos.

Logo, se um empreendedor deseja ter uma equipe formada por pessoas motivadas, gerando maior produtividade e, por consequência, maior nível de satisfação do seu público, não há outra saída. É preciso definir que tipo de cultura desejar ter em sua organização e trabalhar para que isso seja disseminado entre as pessoas.

Mas o que seria uma cultura organizacional forte? Harmonia é a palavra! A força da cultura é percebida por meio do alinhamento de todas as coisas que ocorrem na empresa. Tudo deve expressar os valores determinados desde o nascimento do negócio. Desde o modo de agir das pessoas, até a maneira como as decisões são tomadas. Todas as partes devem funcionar em sintonia para o alcance de um objetivo em comum.

A necessidade de fortalecimento da cultura pode ser observada em alguns fatores, como: a empresa enfrenta problemas para conseguir contratar talentos, há um grande número de colaboradores pedindo demissão ou não é mais possível identificar a cultura original do negócio, pois ela se perdeu pelo caminho.

As pessoas são o foco quando falamos de cultura, mais do que ser capaz de atrair aquelas que claramente refletem o que a organização considera mais importante, é ideal estar atento ao comportamento delas no dia a dia. Pois, se houver na empresa alguém que trata os seus colegas e clientes de maneira inadequada, isso pode influenciar outros a agirem da mesma maneira, desmotivar a equipe, reduzir a produtividade e contribuir negativamente para a imagem da empresa.

Quando chega o momento do crescimento

Quando a empresa começa a crescer em um ritmo muito acelerado, surge mais um desafio relacionado a essa cultura. Com isso, passa a existir um risco maior de se perder a essência daquilo que foi criado inicialmente, consequência de ter toda atenção voltada para aspectos que parecem mais importantes naquele momento, como vendas e finanças, por exemplo.

Além disso, quando o negócio cresce dessa forma, há uma necessidade que, mais cedo ou mais tarde, acabará surgindo: a contratação de mais pessoas.

E o perigo também mora aí ! Com essa urgência de pessoal, as contratações podem ocorrer sem base nos critérios que deveriam ser levados em consideração.

Tudo bem que uma empresa passe por mudanças de vez em quando, que seus novos colaboradores contribuam com um novo olhar sobre as coisas. Porém, eles precisam estar em sintonia com o restante da empresa.

Mesmo que surja uma grande necessidade de mudanças na cultura, elas acontecem de uma forma bem demorada. Pois, caso se exija um novo comportamento das pessoas, da noite para o dia, há grandes chances delas perderem a ligação com a empresa, por aquilo não ter relação com os valores que a atraíram inicialmente.

Confira abaixo um infográfico com cinco dicas para que você consiga criar uma cultura forte para guiar o desenvolvimento da organização.